Função Procv e Função ÉERROS
Função Procv
Função Procv e Função ÉERROS. Aprenda os segredos da fórmula mais usada no mundo. A realização de pesquisas de dados é uma das operações mais executadas no Excel.
Existem diversas maneiras de encontrar informações ou realizar uma pesquisa no Excel. A mais utilizada é a Função PROCV. É importante destacar que PROCV quer dizer procurar verticalmente e não procurar valores, como muitos podem pensar.
Isso porque, a Função PROCV, irá percorrer uma coluna para pesquisar o valor procurado e retornar a informação desejada.
A Função PROCV possui 3 parâmetros obrigatórios (valor_procurado, matriz_tabela e núm_índice_coluna) e 1 parâmetro opcional (0 ou 1) que vai aparecer de acordo com a situação.
Sintaxe: PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo) .
- Valor_procurado: o valor a ser procurado na primeira coluna de dados da tabela. Pode ser um valor ou uma referência.
- Matriz_tabela: Uma ou mais colunas de dados. Os valores na primeira coluna de matriz_tabela são os valores procurados por valor_procurado. Os valores podem ser texto, números ou valores lógicos.
- Núm_índice_coluna: o número da coluna em matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um núm_índice_coluna de 1 irá retornar o valor da primeira coluna em matriz_tabela; núm_índice_coluna de 2 vai retornar o valor da segunda coluna, e assim por diante.
- Procurar_intervalo: um valor lógico que dirá se PROCV irá localizar uma correspondência exata ou aproximada. Utiliza-se o numeral 0 para exata e 1 para aproximada.
No exemplo abaixo vamos usar uma planilha onde queremos localizar pelo crachá o nome do operador.
Função Procv com vários critérios
Podemos utilizar a função procv com vários critérios também mas para isso precisamos concatenar os critérios e a tabela matriz com o carácter especial (e comercial “&”) mais a função matricial.
A função matricial ou Fórmula matricial
Um recurso pouco explorado dentro do Excel mas tem uma utilidade muito grande pois esta função faz uma procura nas linhas e colunas cruzando as informações até encontrar o critério ou condição procurada.
No exemplo abaixo queremos localizar o nome do operador pelos critérios maquina, data e turno.
Veja o vídeo na prática como é fácil de trabalhar com a função procv com vários critérios.
Função ÉERROS
Já aplicou funções e as mesmas retornaram algum tipo de erro? Acha que estas expressões causam uma má imagem à tabela. Pois saiba que existe uma forma de evitarmos essa situação apenas com a utilização de uma fórmula específica para este fim.
A função SEERRO serve para adicionar uma expressão ou símbolo para aparição na célula que resultar em erro.
Os usuários pecam ao realizar operações de divisão com células contendo o número zero ou com células em branco, o que acaba resultando em uma expressão de erro, conhecida pela simbologia #DIV/0!.
Existem outros tipos de erro como #N/D, #VALOR!, #REF!, #DIV/0!, #NÚM!, #NOME? ou #NULO!, todos aceitos para aplicação da função.
No seu banco de funções, o Excel dispõe de uma fórmula responsável pela escolha, designação de um símbolo, número ou palavras para serem retornados caso ocorra erro no cálculo.
Esta função pode ser utilizada juntamente com qualquer outra, pois, caso o valor do cálculo retornar de forma correta, a função SEERRO não será aplicada.
Veja no vídeo a Função Procv e Função ÉERROS.
Olá, amigos! Inscreva-se em nosso canal do Youtube para não perder os próximos vídeos.
0 Comentários