Introdução ao Excel
Introdução ao Excel conheça esse poderoso programa incluído no conjunto Microsoft Office. Ele é usado para criar planilhas, que são documentos nos quais os dados são dispostos em linhas e colunas, como uma tabela grande.
Definitivamente devido à sua extrema versatilidade e poder, o Excel tornou-se um dos programas mais usados no mundo dos negócios desde o seu lançamento em 1985.
O Excel possui uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos e pode ser usado para armazenar, organizar e analisar diferentes tipos de dados, seja por empresas, profissionais ou o consumidor final.
O app do programa para dispositivos móveis possui todos os recursos do versão para desktop, que tornaram o programa uma referência no Brasil e no mundo.
É um excelente programa para quem mexe muito com números. O programa voltado para a criação de tabelas que auxiliam os usuários a ter desde um simples controle de listagem até cálculos complexos, envolvendo fórmulas e validações poderosas.
O software da Microsoft possui diversas funcionalidades conhecidas, como as operações de somar e PROCV, mas existem muitos recursos que alguns usuários não conhecem, como a possibilidade de criar uma lista com incremento especifico, identificar células duplicas e até removê-las.
A interface do programa não é tão intuitiva para os usuários leigos e pode ser muito complexa no primeiro momento. Existem muitas funções que exigirá um bom nível de conhecimento do usuário no uso das fórmulas.
O que é uma Planilha?
Você sabe o que é uma planilha? Planilha é um programa de computador que representa informações em uma grade de dados bidimensional, juntamente com fórmulas que relacionam os dados.
Historicamente, uma planilha eletrônica é uma página de registro contábil que mostra várias informações quantitativas úteis para gerenciar uma empresa.
Veja na imagem abaixo uma simples planilha aberta.
As planilhas são ferramentas poderosas e são usadas com frequência no mundo dos negócios para armazenar e manipular dados.
Ou seja, desde aquela padaria da esquina até a empresa de grande porte ou uma dona de casa pode usar o Excel para trabalhar com dados de qualquer tipo. Apenas para se ter uma ideia, o Excel pode ser usado nas seguintes ocasiões:
- Acompanhar as vendas por cliente de mês para mês;
- Monitore os pagamentos dos clientes para garantir que nenhum esteja atrasado;
- Acompanhar as despesas e atribuí-las a funcionários específicos;
- Calcular as horas trabalhadas por funcionário para a folha de pagamento mensal;
- Calcular pagamentos mensais;
- Criar gráficos ou tabelas para explicar o desempenho da empresa ao longo do tempo;
- Estimar vendas mensais para os próximos três anos com base em dados históricos;
- Atribuir projetos e tarefas aos funcionários em um local centralizado.
- Criar listas de tarefas.
- Crie e gerenciar um fluxo de caixa empresarial ou pessoal, entre outros.
Por que aprender Excel?
Introdução ao Excel busca por uma motivação para você aprender está poderosa ferramenta, então saiba que aprender a usar essa ferramenta pode trazer diversos benefícios para a sua vida pessoal e profissional. Vejamos os benefícios e quais são eles:
- Melhora na capacidade de raciocínio lógico;
- Diferencial para atuar em diversas áreas (ex.: Finanças, Administração, Contabilidade, RH, entre outras);
- Habilidade para desenvolver soluções diferenciadas por meio de planilhas;
- Ideal para aplicar recursos na vida pessoal, profissional e até mesmo no empreendedorismo;
- Simplificação de atividades que envolva captura, armazenamento e manipulação de dados;
- Maiores oportunidades no mercado de trabalho;
- Aumento de salário e promoções.
Desta forma veja o vídeo explicativo Introdução ao Excel
0 Comentários